sábado, 25 de agosto de 2012

Lola x papo furado

A Lola, nossa galinha de estimação acabou se machucando feio. Num incidente, as minhas cadelas morderam a pobrezinha.

Lola que é extremamente domesticada, mansa, ficou a deriva no quintal. Só depois de algum tempo pude perceber o que havia acontecido.

Este fato resultou em idas ao veterinário para tratá-la pois seu papo furou. E não foi um furo pequeno, ele literalmente rasgou. Todo o alimento que ela consumia saia pelo papo aberto. Corremos ao vet que fez uma sutura de pontos e a liberou para a casa. Porém, nossa felicidade havia durado alguns dias, quando percebi que a Lola estava novamente machucada no mesmo local, indicando que abrira alguns pontos.

Foi outro corre corre, e desta vez a indicação é para que ocorresse uma cicatrização natural da pele do papo com o uso de uma pomada cicatrizante (todos os dias e várias vezes ao dia). A torcida foi grande para a recuperação da Lola, e finalmente ela conseguiu se recuperar. Fizemos uma espécie de "UTI" no galinheiro, e ela teve direito até um anel elisabetano, para não se bicar.

Lola, hoje passa bem, a cicatrização ocorreu e agora só restam os pontos "murchos" na sua pele.

Abaixo uma foto do processo de cicatrização do papo da Lola.

Escrevo este tópico para elucidar a muitos criadores de aves que nem sempre é necessário o sacrifício das mesmas. No caso da Lola, muita gente pediu para sacrificá-la mas ignoramos este tipo de solução e ao menos demos uma segunda chance para ela. Valeu Lola!!