quinta-feira, 29 de março de 2012

Som de pássaros

Hoje não resisti e irei publicar um vídeo que (ouvi) no Youtube...um vídeo de 2 horas de duração sobre os mais variados sons de pássaros. Ao ouvir tente fechar os olhos, esteja num ambiente tranquilo onde cada som poderá adentrar na sua alma de forma a lhe proporcionar o encanto com este mundo de asas.

sábado, 24 de março de 2012

Pássaros Extintos...

Hoje decidi postar algo que sempre me chamou muito a atenção: a extinção.
Quando ocorre por vias naturais, processos evolutivos, enfim faz parte da natureza. Agora, o que não dá para aceitar é quando nós, seres humanos somos co responsáveis por sua existência. As aves, pássaros a seguir foram alguns dos infelizes exemplos do que pode ocorrer quando o homem se torna ignorante do seu próprio conhecimento e por vezes destrói sem eira nem beira o que a natureza construiu com tanto afinco.

Uma das aves que me comoveu diante da sua extinção foi o Dodô (Raphus cucullatus) vivia nas Ilhas Maurícias (África) e foram extintos devido a ação do homem, diante da sua colonização naquela área.



Os dodôs foram alvos do filme A ERA DO GELO numa de suas edições. Acredito que diante disso, eles ficaram mais conhecidos por muitos que até então jamais tinham ouvido falar deles.

Em 2007 cientistas encontram ossos de dodô. 

O estudo revelou que os dodôs têm parentesco com muitos tipos de pombos e rolinhas. O novo esqueleto pode revelar ainda mais informações sobre o dodô, inclusive uma versão mais completa do seu código genético (em inglês). A descoberta levanta a questão: Os cientistas podem ressuscitar o pássaro dodô?

O dodô foi extinto por uma razão: os humanos. Exploradores portugueses e holandeses levaram cães, ratos, porcos, macacos, gatos e outros animais para as Ilhas Maurícias. Esses animais comiam os ovos dos pássaros, que eram colocados no solo. Os humanos caçavam os dodôs para alimentação, mesmo que, de acordo com relatos, a carne não fosse muito saborosa. Além disso, levavam muitos dodôs para exposições no exterior. Conseqüentemente, o pássaro e seus ovos acabaram extintosFonte: Ciência.

Já este pequeno pássaro dos pantanais Acrocephalus orinus, se encontrava extinto há 140 anos. Sua última aparição teria sido na Índia. O pássaro reapareceu na Tailândia. Fonte: Terra.



O pássaro elefante que na verdade era uma ave (Aepyornis maximus) foi extinto em Madagascar e chegou a medir 3 metros de altura e pesava cerca de 450 kg. Não é a toa que seu nome vulgar era "elefante".
Ilha de Madagascar / Possivel Pássaro Elefante

Outro primo era o Moa  (Dinornis), um parente próximo do avestruz. Esta ave chegava a quatro metros de altura e foi extinto pela caça excessiva no século 18.


A cotovia da ilha stephen (Xenicus lyalli) desapareceu em 1894. Espécie não voadora, e isso foi o que drasticamente pode ter causado sua extinção. A introdução do rato do pacífico (ou kiore),  dizimou as populações desta pequena ave. Mas isso ainda não havia causada sua completa extinção e sim a presença de um gato trazido por humanos no no faroleiro David Lyall.

Xenicus lyalli

Para quem deseja saber mais encontrei na Wikipedia uma lista das aves, pássaros extintos.

Não dá para mudar este cenário, estas aves já desapareceram.  Um lamento para a natureza pois estas aves sumiram devido às ações humanas. Mesmo diante das novas tecnologias e talvez uma possível recuperação por DNA de algumas delas, nem todas poderão ter este mesmo recomeço. A maioria permanecerá "morta" sem uma segunda chance. Ainda estamos longe de compreender o real significado da natureza? Se pararmos de nos comportarmos feito deuses melindres, talvez um dia possamos enxergar esta beleza que é a diversidade da Vida. O que é preciso fazer para isso não mais acontecer?

A extinção é para sempre.




quinta-feira, 8 de março de 2012

Galinhas Polish

Estas galinhas são demais !!!! Parecem até umas corujinhas !!!!

article11693110440243f0 Galinhas arrepiadas

Sim, são galinhas. Da raça Polish Frizzle Chicken.


Demais né? Parece de mentira...
Esta é uma Golden!!! Valiosaaaaaaa.