segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Pomba -de-bando

 A pomba de bando (Zenaida auriculata) é a famosa pomba que habita regiões domésticas. Geralmente são atraídas por restos de alimentos, farelos de milho e pães. Algumas pessoas tem o hábito de alimentá-las em praças ou mesmo em quintais. Porém,  esta espécie costuma ser invasiva em grandes metrópoles em busca de alimentação e costuma ser pouco tolerante ao olhar humano.

Costuma medir cerca de 23 cm, apresenta cor parda cinzentada, e duas faixas pretas atrás dos olhos, sendo uma das principais características. Em suas asas podemos ver também manchas pretas. Bico de cor parda e pés avermelhados.

Existem vários tipos de pombos, cerca de 20 espécies da família Columbidae que ciruculam por todos os continentes, dentre elas a famosa rolinha que também costuma ser frequente em regiões habitadas.

Aqui no meu quintal, uma pomba-de-bando vem visitar o comedouro todos os dias. Até agora achei estranho ela ter vindo sozinha sem nenhum outro companheiro de bando. No começo fiquei preocupada, pois achava que meu jardim pudesse virar um pombal, mas não. Ao menos por enquanto. Ela vem solitária, passa pouco tempo no comedouro, bebe água, descansa um pouco no deck e depois vai embora.


A pombinha de bando é bem menor que o pombo doméstico (considerado por muitos como sendo uma praga) e é uma espécie nativa do Brasil.

Ela voa mais rápido que outros tipos de pombas. Sua fonte de alimentação geralmente é compostas de sementes, frutos, sendo considerada uma importante dispersora de sementes.

Veja mais neste site Aves Pampa...sobre várias das columbiformes.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Bebedouro de Garrafa PET


Esta é a minha mais nova invenção! rs... A idéia original consta de bebedouros americanos para evitar que abelhas e vespas se aproveitem do néctar dos passarinhos.

Por que este tipo de bebedouro evita que as vespas pousem? Porque o mecanismo deste bebedouro é invertido onde a bandeja na posição horizontal, não permite que as abelhas e vespas acessem o reservatório, pois somente pássaros com bicos comprindos poderão ter esse acesso.

Já em bebedouros tradicionais, onde o pássaro tem acesso pela vertical (pelas flores, por exemplo), a água sai com mais facilidade inundando a bandeja e permitindo que as abelhas e vespas venham com mais frequencia, pois terão um acesso permitido.

Vamos lá !!!
É bem fácil de fazer. Você vai precisar de uma gafarra PET, um pote tipo "tapperware" de preferência que seja rosqueado ou hermético. Se quiser poderá usar um potinho de creme hidratante, ou outro qualquer desde que a tampa esteja bem presa ao pote. E só!

A garrafinha que usei foi de 500 ml e o potinho eu procurei usar com altura baixa para faciltar para as cambacicas (Coereba flaveola), lembrando que o biquinho da cambacica é diferente do bico do beija-flor,  e consequentemente ela terá mais dificuldade com este tipo de bebedouro.

Modo de fazer:

Escolha a garrafa PET a ser utilizada. Pode ser de 500 ml ou até mesmo 2 litros. Pegue a garrafinha, lave-a bem, e faça um furinho (sugestão: use um prego quente) no meio da tampinha da garrafa. Reserve.

Em seguida pegue o potinho escolhido (tipo "tapperware" hermético) e com uma moeda de 1 real (esquente-a bem) coloque no meio do potinho para fazer o buraco que vai permitir que a borda da garrafa tranpasse pelo mesmo.

Nas laterais do potinho faça 4 furinhos (com um prego quente o mesmo utilizado para fazer o furinho da tampa da garrafa). Quanto ao tamanho do prego, este deverá obedecer um diâmetro suficiente para a passagem dos bicos dos pássaros.

Faça os furos, um em cada extremidade e de preferência pinte com tinta acrílica (cor vermelho) ao seu redor, para facilitar a visão do beija-flor.


Passe a boca da gafarra no furo central, encha a garrafa com a solução (água + 20% de açúcar) e feche com a tampinha da garrafa.

Em seguida feche o potinho e aguarde a descida por gravidade da água.

Está feito seu bebedouro de garrafa PET (reciclado e anti-vespas) !! risos.

Saíra- sete-cores

Depois de um descanso necessário, retorno aqui no blog com a corda toda... e trago um post dedicado às saíras, um passarinho belo e de encanto com sua total formosura e belas cores!!!

Estas saíras (Tangara seledon) foram avistadas num comedouro de uma pousada em Maresias, litoral norte de SP. Tem cerca de 13 a 15 cm. São muito encontradas na faixa do litoral paulistano e possuem uma beleza rara, incansável aos olhos humanos! Vivem em grupos e são frugíveras.


O comedouro é feito em madeira e alguns detalhes em sapê, todo rústico bem de acordo com a natureza do local.
As frutas mais disputas pelas saíras neste comedouro são: o mamão e a melancia. A dona da pousada tem o carinho de trocar as frutas todos os dias! Lá tem desde melão, banana, mamão, melancia, ou seja, muitas frutas a vontade da passarinhada. Bonito de ver !!!
Uma preservação em meio a natureza!



As saíras são muito procuradas por sua rara beleza e atualmente são ameaçadas pela destruição de seu habitat e pelo tráfico de animais silvestres!

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Germinando o alpiste!

Algumas sementes podem ser germinadas em um canteiro, um pedaço de terra, um vaso, ou em jardins. O alpiste (Phalaris canariensis) é de fácil germinação e servirá como base na dieta dos pássaros.


Além do alpiste, você pode germinar também o paiço, o girassol e a linhaça.

É uma excelente opção para se ter em um pedaço de jardim, principalmente quando vai viajar, o alpiste germinado poderá servir de alimento aos pássaros.

É fácil germinar,  compre as sementes e deixe por umas 4 horas imersas em água. Depois plante-as.  Aqui em casa os própriós pássaros fazem este processo, deixando cair sementes  naturalmente, e por consequencia acabam nascendo.

O alpiste além de alimentar os pássaros também possui excelentes propriedades medicinais.



 Não é necessário muito espaço. Você poderá usar garrafas PETs para isso.

Além disso, se você tiver crianças, poderá fazer um boneco de alpiste e aproveite para ensiná-la todo o processo de germinação, dia a dia.. é bem bacana. A criança vai observando, regando e cuidando de sua germinação. Sente interesse em cuidar da plantinha, além de despertar a curiosidade e criatividade da criança.

Você vai precisar:

- meia calça (velha)
- pó de serragem
- terra
- material para olhinhos, nariz (pode ser botão de camisa, por exemplo)

Veja  aqui como fazer este boneco e aproveite para incentivar as crianças a semearem desde cedo,  além de ser muito divertido!!!



Esta atividade servirá para toda a família !!! Aproveite!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Depois da chuva, a bonança!

Tenho percebido que os pássaros realmente gostam da chuva.

Chuva forte, ventania e alguns pardais (Passer domesticus) se alojaram na chaminé do meu vizinho. Este local é privilegiado pois conseguem avistar o comedouro de lá.  Permanecem quietinhos, quase sem se mexer.

Enquanto isso, a dona rolinha (Columbina passerina) toma conta do comedouro menor de sementes em meio a chuva, se deleita em sua dieta.


Tico-tico no fubá... (Zonotrichia capensis) também vem apreciar o comedouro mesmo com uma chuva fortíssima, suas penas molhadas, chegam a ficar engraçadas. Ficam todos arrepiados e ficam se sacudindo para secar. Buscam a fonte de alimento na grama, pois o comedouro está encharcado até a boca de água, o que dificulta para eles pegarem as sementinhas.

Quem realmente faz a festa é o tesourão (Eupetomena macroura). Invadem o bebedouros em bandos e disputam território.  São belos e majestosos!!


As cambacicas (Coereba flaveola) fazem a festa também, adoram chuva. Sabem que isso pode aumetar o néctar e com isso o bebedouro fica super disputadíssimo!!! Entre cambacicas e beija-flores uma união delicada de encantamentos e de cores pelo jardim que alegram nossos olhos e nos fazem compreender como estes pássaros são especiais.
Reparem que na foto acima, existe o bebedouro com as flores e depois sem as flores, pois foram tiradas a fim de não atrair outros insetos (como abelhas por exemplo).

Na foto abaixo, chopins e um pardal dividem o comedouro das sementes.

Sabiá do Campo

O sabiá do campo (Mimus saturninus) também conhecido como sabiapoca, resolveu aparecer novamente no meu jardim e desta vez experimentou a banana. Agora conto com mais uma espécie que visita meu jardim, que afinal já virou um ecossistema.

Ele veio com um companheiro, não sei se era um casal. Mas desfrutaram das frutinhas. Depois de algumas horas eles retornaram ao jardim e se alimentaram novamente. Eu deixei banana e laranja em cima da mesinha de ferro pois assim facilitou o acesso para eles. Parece que aprovaram, uma vez que no comedouro dos sanhaços eles ficam temerosos pois como são grandes, o comedouro chega a balançar quando eles pousam lá.. e aí eles ficam assustados..


Fiquei muito contente, porque a principio eles somente passavam pelo meu quintal, mas tinham receio e não iam no comedouro pelo fato acima já explicado. Só passavam por perto.

Agora que conseguimos estabelecer mais contato e confiança, espero vê-los sempre por aqui.



O sabíá do campo é um pássaro muito bonito, medindo cerca de 25 cm e possuindo a característica de levantar a sua cauda, o que o faz ser uma ave muito formosa. Possui também uma listra branca logo acima da região dos olhos, e uma outra marrom na área dos olhos  sendo pararela a listra branca, o que o torna inconfundível. Bico longo e pontiagudo. Ponta da cauda também é branca.
É um grande imitador de outras aves. Ouça aqui o canto deste majestoso pássaro.

Eles gostam muito e dão preferência ao abacate mas atacaram mesmo foram as bananas. Por enquanto não teve um pássar frugívoro que eu tenha percebido que não aprecia uma banana madurinha !!!

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Incógnitas no início do ano

O primeiro mistério a demarcar o ano de 2011 foi a "chuva de pássaros mortos" em alguns estados dos EUA e também na Suécia. Logo no primeiro dia do ano, Arkansas amanheceu diferente, com cerca de 4 mil aves mortas. A ave em questão é o melro tordo-sargento. Depois foi a vez de Louisiana com cerca de 400 aves mortas até agora misteriosamente.



Outros estados também foram atingidos. Veja o mapa abaixo. As áreas circulares em vermelho refletem os estados atingidos, são eles: Arkansas, Louisiana, Texas, Kentucky e Tenessee.


Além dos pássaros, cerca de 100 mil peixes apareceram flutuando também no rio Arkansas a mais ou menos uns 200 km de distância onde ocorreu o incidente dos pássaros. Alguns estudiosos afirmam que estes dois fenômenos não tem relação.

Outros países também foram atingidos: Suécia e depois a Itália com a morte de 400 pombos.

Algumas hipóteses já foram levantadas para esta questão e muitas parecem só ficar na teoria:

1. Relação com a queima de fogos de artifícíos teriam ocasionado stress nos pássaros e os melros como possuem pouca visão notura teriam se chocado com obstáculo e por assim caído e morrido...
Eu particularmente não acredito nesta questão, pois em dias posteriores outros melros continuaram morrendo em outras cidades e inclusive em outro país, como foi o caso da Suécia.

2. Choque com nuvem ou chuva de granizo teria levado os animais a morte pois voam em bandos. Também não acredito muito nesta situação. Se isso fosse uma cogitação, porque outras espécies diferentes não apareceriam mortas também? Por que somente os melros?

3. Envenenamento ou testes. Essa teoria de início meio absurda mas é plenamente aceitável, embora conspiratória.

4. Doença. Também não acredito muito nesta teoria, pois morreriam todos juntos, no exato momento? E mais uma vez, somente uma espécie?

5. Fenômenos naturais como alterações geotécnicas, isso inclui a termodinâmica terrestre. Me parece bem aceitável esta varíavel. Animais mais sensíveis poderiam ter percebido esta diferença. Talvez explicasse sobre os peixes mortos também.

Isso tudo se resume em teorias. Vamos esperar os fatos e os relatórios dos cientistas. Alguns resultados já resumem que as mortes foram causadas por múltiplos traumas segundo uma pesquisa da National Wildlife Health Center. A National Geographic divulgou nota a respeito dos que os cientistas afirmaram sobre o referido assunto.

Estes acontecimentos me fizeram lembra do filme Os pássaros (The Birds) de Alfred Joseph Hitchcock lançado em 1963. O filme retrata uma cidadezinha pacata no estado de Califórnia, sendo invadida por pássaros de diversas espécies que atacavam as pessoas.


Para mim este filme de Hitchcock retrata de forma fiel a questão do cansaço exaustivo da mãe natureza em relação aos descuidos do homem quanto ao desmatamento, poluição enfim, do preço que se paga pela evolução tecnológica. É um grito de socorro e um protesto. Pois dificilmente imaginaríamos belos pássaros nos atacando. O que sugere isso? Um confronto da natureza? Não sei se na época Hitchcock (pela sua visão) havia pensado nisso...

De qualquer forma sem levantar ainda mais teorias sobre o assunto, é importante que o fato seja esclarecido de forma criteriosa e que seja divulgado às massas.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Chopim machucado

Há tempos estou para escrever sobre este meu amigo que vem me visitar diariamente. Sim, é um chopim (Molothrus bonariensis) e que está manco. O seu pé esquerdo não apoia no solo, permanecendo meio dobrado. Acredito que ele tenha se machucado ou pode ser algo genético (nasceu assim).

Mesmo sem o apoio do seu pé esquerdo, ele se posiciona muito bem no solo com o seu pé direito. Vez em quando ele arrasta o pé, vez em quando ele encolhe. Mas de qualquer forma não me parece nada grave, acredito que ele viverá muito bem.

Tive o cuidado em tirar uma fotinho dele... vejam o detalhe do pezinho dobrado.
Vida de observadora é assim, a gente observa a natureza, suas transformações e muitas vezes não podemos mudar suas características, apenas contemplá-la e tentar fazer o máximo que podemos ao nosso alcance.

Ouça o canto do chopim, também conhecido como vira-bosta.


segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

E quando chove?

Pois é!  Toda pessoa que instala um comedouro tem a princípio esta preocupação. O que fazer com as sementes? Principalmente se molhá-las.

Eu passo por esta questão, pois aqui em casa ainda não chegou o meu pedido do projetinho que eu fiz, e enquanto isso eu alimento os pássaros  numa vasilha (prato) cerâmica e esta fica exposta, pois não tem um sistema de proteção contra chuvas.. riso.

Muito bem, só que quando chove,  ou perco as sementes ou ficam ensopadas. Os pássaros não ligam, comem mesmo estando molhadas. Mas eu ligo, pois algumas vezes quando chove forte, muitas sementes transbordam junto com água da chuva que cai no prato... Mesmo assim, como é gramado meu quintal, os passarinhados ainda aproveitam para ciscar na grama e acabam comendo estas sementes também.

Porém, mesmo sabendo que está tudo bem, eu aconselho a protegermos as sementes, contra ação de chuva, sol e até vento, fazendo um telhadinho.

Inclusive para os desavisados, os pássaros livres também nos visitam em dias chuvosos,  eles são da natureza e é extremamente normal e natural lidar com a chuva. Muitos inclusive tomam chuva indo atrás de alimento. Portanto, para aqueles que desejam alimentar pássaros, se preparem para deixar alimentos para eles também quando chover !!!


Hoje como choveu muito, eu resolvi colocar um guarda-chuva pendurado numa fonte obsoleta feita de bambu. Nos buracos do mesmo eu anexei o guarda-chuva, deixando cerca de uns 40 cm de altura em relação ao prato cerâmico (comedouro).  De início alguns pássaros estranharam muito como os pardais e os tico-ticos. Já as rolinhas e os chopins, não estranharam tanto e ficaram lá um tempão por causa da chuva, acabou servindo de "ninho". risos. A rolinha então chegou a deitar e cochilar..


No final da tarde quando a chuva parou eu retirei o guarda-chuva e aí eles vieram com muita fome..tive até que aumentar um pouco a quantidade de sementes que diponho.


Já as cambacicas, beija-flores e sanhaços fizeram a festa..

Cambacica..um pouco sobre este passarinho tão esperto

As cambacicas (Coereba flaveola) também muito conhecidas como sebinhos, são passarinhos muito interessantes. A princípio são pequeninas,  pois medem até 11 cm de comprimento. Apresenta o dorso amorronzando, o peito amarelado e a cabeça listrada em preto e branco, saindo a listra branca na região logo acima dos olhos. Tem apenas 10 g. Consegue imaginar isso? Uma delicadeza.


Não temem nada. Invadem o bebedouro dos beija-flores e até se toleram bem. A princípio quando você instalar um bebedouro em casa, esta espécie possivelmente será um dos visitantes diários, pois adoram néctar, inclusive se banham com ele por meio de seu bico pontudo. Também comem banana e algumas frutinhas bem como insetos. Quando aparecem em pares ou mais fazem um barulho característico um piado alto e estridente, tornando-se inconfundível.

As cambacicas que aparecem em casa, são corajosas, briguentas e muito delicadas. Elas não temem a minha presença, não são assustadas e aguardam enquanto eu troco o néctar do bebedouro.

Já me falaram que com o tempo ela até se acostuma com a presença podendo invandir a cozinha em busca de frutinhas frescas.. Nota-se que pardais e tico-tico também podem invandir a casa, em busca de alimentos. São pássaros quase que domésticos pois se acostumaram muito bem com a presença dos humanos.



Se quiser ouvir o canto da cambacica, acesse Wikiaves, pois terá a possibilidade de ouvir diversas gravações.

Hoje amanheceu chovendo...e isso significa que terei mais trabalho para cuidar dos pássaros livres que visitam meu quintal.

Quando fui trocar a água do bebedouro, já pude avistar a cambacica me esperando por lá. Ficamos cara a cara, muito próximas se eu estendesse minha mão eu a tocaria...ela não teve receio algum, parece estar se acostumando com a minha presença. Assim que troquei o bebedouro, ela já foi fazer a sua festa... com mais 2 cambaciquinhas...

Mesmo com o beija-flor tesourão, elas ficam por lá....não desistem!! São persistentes e arrojadas..muito espertas e rápidas.

Está um verdadeiro festival de cambacicas por aqui, deve ter cerca de 4 a 5 (as que eu contei)... e acredito que possa ser uma ou duas famílias.

MARAVILHOSO.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Mais projetos ......

Seguem mais dois projetinhos que eu fiz nesta última semana para disposição de vocês.. Espero que gostem !!!!

Descrição: mastro com mais ou menos 2,20 m com três plataformas desenhadas em formato octogonal dipostas no mesmo. Telhado pode ser de sapé ou de madeira, ou material reciclado. Sugestão do tamanho das plataformas: 50, 40 e 30 cm.
Gazebo octogonal ou hexagonal, protegido por telhado. Mastro com 2 puleiros ao lado esquerdo e 2 troncos de bambu, o de cima para fazer telhado e proteção e o de baixo para ser colocado frutas ou sementes.
Bom domingo !!!!

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Gazebos

Os gazebos também são muito utilizados como comedouros. São geralmente maiores que um comedouro simples, geralmente medem a partir de 30 cm de diâmetro. Existem alguns menores também é claro.

Alguns gazebos importados e bem arrojados como o modelo abaixo que possuem compartimento para colocar as sementes. Esta linha é mais clássica, com as formas mais tradicionais mas de qualquer forma é uma ótima opção. O formato do telhado protege bem contra a ação de chuvas e produz também boa sombra. Sem falar neste compartimento para sementes que quebra um galhão. Conforme os pássaros vão comendo, as sementes vão caindo por gravidade. Assim não estragam, ficam bem guardadinhas e também não corre o risco de molhá-las.



Outros podem ser considerados maís rústicos como o da foto abaixo e tem a opção de ser pendurado em alguma árvore ou outro local. Também possui o compartimento para sementes, sendo uma excelente opção.


Há ainda a opção de você poder utilizar também o pilar de sustentação para colocar frutas, milho, e outros comedouros menores, como mostra o modelo abaixo.


Os gazebos geralmente são indicados para jardins, quintais, mas dependendo do seu tamanho, nada contra em  usá-los em varandas menores.

Existem também os gazebos metálicos sendo os mais tradicionais e geralmente são indicados para lugares abertos, jardins, praças, parques. Este é bem clássico.

Outros modelos são mais arrojados como mostrados abaixo, com 2 a 3 andares.


Enquanto outros se apresentam totalmente rústicos e até fáceis de serem feitos.


Gostou dos gazebos? É também uma alternativa para você montar ou mandar fazer seu comedouro caseiro.

Aprontando em casa....

Difícil montar um comedouro mesmo que seja simples. A gente só percebe as dificuldades no decorrer o percurso do projetinho. É um tal de cola que não cola, material incompatível, e outros fatores que atrasam mas que nos reforçam em apredizados constantes.

Fiz o modelo teste utilizando uma embalagem de leite (caixinha) idealizada por Cris Turek.
Este modelo é ideal para ser colocado em ambientes como varandas ou espaços pequenos e que não exigem uma certa quantidade de pássaros. Você pode pintar a embalagem dando um ar mais artístico ao seu projeto. É um modelo super fácil de fazer, sem maiores dificuldades. As sementes ficam protegidas mas em caso de chuva forte também molham.

Porém, para permanecer em quintais abertos, jardins maiores em que vão maiores quantidades de pássaros, este modelo não é suficiente.  Foi o que aconteceu no meu caso.

Os pássaros que visitam meu jardim estranharam e simplesmente não vieram comer as sementes. Deixei algumas horas dentro do próprio comedouro e mesmo assim não vieram e nem chegaram perto do comedouro.

Outro teste foi a hora que tive que retirar as sementes que ficaram lá dentro. Também tive algumas dificuldades.

Outro modelo teste que fiz foi o de embalagem plástica (utilizei um pote plástico) mas pode ser feito também com garrafa PET. Este modelo também não deu muito certo, porque as sementes que uso (são pequenas) e passam com facilidade pelos buraquinhos mesmo que sejam efetuados buraquinhos pequenos. Este tipo de modelo é ideal para sementes maiores como grãos de girassol.

Neste seguimento de garrafas pet´s, o ideal é montar algo com proteção a queda gravitacional das sementes como indicado neste passo a passo. Porém, exige que seja trabalhado com tubos de pvc e isso dificulta um pouco a parte artesanal principalmente para principiantes. Uma coisa incoveniente deste tipo de comedouro é que após o último furo pertinho da base, fica na bandeja o restante das semetes, ou seja, os pássaros não alcançam e elas podem estragar se ficaram muito tempo expostas e até mesmo criar fungos e bactérias.

Este modelo utilizando garrafa PET com colher de madeira me parece mais indicado e mais funcional para quem utiliza sementes pequenas como alpiste, painço, casca de arroz.

O ideal mesmo para quem quer atrair mais pássaros e que sente necessidade de proteção contra chuvas é providenciar os comedouros mais tradicionais, como os indicados abaixo.
Este é da Cobasi, porém eu acho que é pequeno também. O ideal é que a bandeja seja maior para evitar conflitos  e disputa entre os pássaros. Ideal para locais como jardins pois é bem rústico.





Este aqui me parece mais característico. É feito com material reciclado. Tem dois andares, um pode ser utilizado para frutas e o outro para sementes. Bem indicado para jardins.





Este feito com material cerâmico é muito bonito, arrojado e original. Difícil porém é achá-lo disponível. Geralmente é confeccionado por artesãos.

Por enquanto é isso, depois pretendo colocar mais modelos e mais idéias.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Coleirinho, coleirinha

Este aqui é o coleirinha que apareceu no meu jardim e vem me visitar todos os dias a procura de sementes de alpiste e painço.


Meu amigo Raoni diz que este coleirinho pode ter escapado de alguma gaiola. Há esta hipótese. Por isso, comprei sementes específicas para a dieta dele (que contém mais variedades de painço, colza, alpiste) e deixei em um comedourozinho separado pendurado nesta pitangueira.. Ele já aprovou, vai lá toda hora buscar suas sementinhas. Seu vulgo nome é Papa-capim, haja vista que adora caçar sementes. Há também o coleiro baiano que tem o pescoço preto e não tem a coleirinha como o papa-capim.

O coleiro (Sporophila caerulescens) é um passarinho muito delicado, sensível e até distraído, muito fácil de ser capturado, infelizmente. Mede aproximadamente 11 cm de comprimento.

Aprende o canto ainda em seu estágio dentro do ovo, ouvindo seu pai coleiro cantar.

Há vários tipos de cantos dos coleiros,  sendo um pássaro muito disputado para alguns passarinheiros, que infelizmente capturam de forma ilegal.

Dentre os cantos o mais conhecido é o Tui Tui, o mais característico.

Quando ele vive na natureza geralmente possui um canto característico denominado mateiro. O canto já é mais arrojado,  bem diferente do Tui Tui...
Há o canto grego, muito belo.

A fêmea é parda e os casais que se formam são fiéis. Geralmente a postura é de 2  a 4 ovos.
Não são pássaros territorialistas.

Quanto ao coleirinho que visita o jardim de casa, ele passa bem, o vejo voando pelas proximidades, na frente de casa mas  sempre retorna ao jardim para seu banquete. Espero que ele continue nos visitando, pois sua presença é majestosa. E continue assim, livre, leve e solto ! Vai coleirinho, a natureza é sua também.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Dispersão de sementes

Época de semear...
Verão, chuvas, inundações. Algumas cidades e metrópoles acabam sendo prejudicadas. O ideal é que consigamos disperas sementes por nossa cidade, terrenos baldios, próximo de estações de trens, parques, praças, canteiros, a fim de colaborarmos com a semeadura tanto para os pássaros quanto para o meio ambiente.

Muitas espécies  vegetais perderam sua dispersão natural devido a ação do homem. O ideal é que dispersamos as sementes nativas de nossa região.

As aves são um dos meios naturais de dispersão, principalmente os pássaros frugívoros que acabam comendo frutos e jogam as sementes à terra. Formigas e abelhas entre outros também ajudam na dispersão e polinização.

É um trabalho que ajuda a regeneração do ambiente.

Cultive esta idéia e ajude o ambiente florescer !

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Hábitos do Beija-flor tesourão (Eupetomena macroura)

O beija-flor tesoura é um dos maiores de seu grupo chegando a medir cerca de 15 cm. As cores se distribuem entre o azul metálico e o esverdeado.  Avistado de longe dá a impressão de ser  todo preto. É briguento e não tolera que outros pássaros invadam seu território, dispondo-se a voos que ameaçam seus opositores.


Possui algumas peculiaridades. Ele consegue bater as asas cerca de 70 vezes por segundo, sendo considerado uma verdadeira máquina da natureza. É o único pássaro que chega a voar para trás. Ele se alimenta cerca de 10 vezes por hora sugando o néctar com sua língua comprida.


Adoram água. Veja a foto abaixo de um mamãe tesourão tomando banho em plena água da irrigação do jardim em meio aos aspersores.



Aqui em casa, percebo que quando está próximo de chover os BFs tesourões invadem o jardim em torno do bebedouro meio a uma disputa territorial. São vários, cerca de 4 a 5 de uma vez, fazem um barulho danado e saem voando para tudo quer lado. Há apenas um dominante que cuida incansavelmente do seu bebedouro, mas os outros também conseguem aconchegar-se quando o mesmo dá uma folga.

Consome muitas calorias pois necessita delas para poder voar.
Quando fica muito tempo sem seu néctar o BF (beija-flor) pode entrar num estado denominado de torpor (reduzindo seus batimentos cardíacos e sua temperatura basal). Por isso, é extremamente necessário que ele se alimente de fontes contendo carboidratos, como néctar de flores de preferência as nativas e com flores vermelhas e amarelas. Também podem complementar sua dieta  em bebedouros.



Este estado de torpor é muito usual durante a noite, quando o BF entra numa curta hibernação. Ao amanhecer ele sai deste estado e voa meio a natureza a procura de seu néctar.

O néctar não é a única alimentação desta espécie, embora seja responsável pelo menos cerca de 90% de sua dieta. Ele também se alimenta de pequenos insetos, artrópodes, como aranhas e formigas.

O seu olfato não é tão desenvolvido mas sua visão é bem apurada. Eles vivem em média 12 anos.

Eles desempenham um excelente papel a favor da mãe natureza, polinizando as plantas.

São poligâmicos e durante o acasalamento os machos e fêmeas realizam vôos em forma de zigue-zague, sendo que o macho pousa sobre a fêmea. Seu ninho é extremamente forte formado por fibras vegetais em formato de tigela e somente a fêmea incuba os ovos que são colocados no período de janeiro a fevereiro... São postos de 2 a 3 ovinhos de coloração branca.

Abaixo segue uma foto de ninho de beija-flor tesoura com 2 filhotes.
Aqui em casa cheguei a ver um dos filhotes vindo ao bebedouro. Lindo!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Sementes para pássaros

É muito importante a escolha das sementes. No começo pensei que fosse só ir numa loja de agropecuária, comprar o mix de sementes e tudo bem. Mas com o tempo e com os pássaros fui aprendendo que cada um tem sua preferência e suas necessidades.

Dependendo do tipo de sementes, aparecerão determinados pássaros. Clique aqui para consultar.

As sementes mais utilizadas para pássaros silvestres que vivem soltos na natureza são: o arroz com casca, o painço (nacional,  preto, verde entre outros...) e o alpiste. Para pássaros maiores o girassol, o sorgo e a semente de abóbora. Depois temos a aveia, a linhaça, a senha francesa, o níger, a colza, o girassol cártamo, o arroz cateto, o nabão, o canhâmo, o trigo em grão, o trigo sarraceno, perrilha e a ervilha; cada qual com suas propriedades.

 Grãos ricos em carboidratos

Arroz com casca: este grão é rico em carboidratos e é de fácil digestão.

Alpiste: originário da região mediterrânea, também é rico em carboidratos, proteínas e vitamina E. É um dos itens que nunca falta na mistura dos grãos.

Painço: existem diversos tipos cada qual com sua indicação mas são ricos em ácidos graxos.

Aveia:rica em proteínas e vitaminas, além ser muito saborosa.


Grãos ricos em óleos, proteínas e minerais

Sementes de girassol: rico também em vitamina E.

Linhaça: (rica em ômega 3).

Cártamo: ótimo para a plumagem.

Colza: grão um pouco amargo mas muito indicado pelo seu elevado teor de extrato etéreo (óleo).

O girassol cártamo, linhaça  (rica em ômega 3), níger, cânhamo, nabão e a colza são grão ricos em óleo e não devem ser utilizados em quantidades excessivas.

O milho  também conhecido como a famosa "canjiquinha" é muito nutritivo mas pode atrair pombos.

Aqui segue uma lista de sementes e suas principais propriedades.