terça-feira, 26 de abril de 2011

Aves ou pássaros ? Eis a questão

Nem todas as aves são pássaros. Mas todos os pássaros são aves. Para o iniciante em "birdwatching" é necessário que seja esclarecido esta diferença.

As aves são animais bípedes e são ovíparas, possuem pena e algumas são limitadas ao vôo ou simplesmente não podem voar. Outras também são limitadas a vida aquática. Alguns exemplos de aves são: os pinguis, o avestruz, a ema, galinhas, kiwi (quiwi) e os dodôs. Os dodôs já foram extintos, para quem se lembra do desenho animado A era do gelo I, eles aparecem numa das cenas, inclusive eles aparecem como sendo aves "doidas e suicidas".

Na foto abaixo, podemos ver um dodô. Da família dos pombos,  eles viviam nas Ilhas Maurícias, eram frugívoros e foram extintos principalmente por causa da hostilidade do homem em sua colonização na ilha.


As aves podem ser classificadas como nadadoras ou não.
Os patos estão no grupo das aves nadadoras, como marrecos, gansos e pinguins.

Já os pássaros pertencem a ordem Passeriforme e possuem o maior número de espécies dentro do grupo das aves. Os pássaros desenvolveram a habilidade de voar.

Um comentário:

  1. Olá Ligia, obrigada pela visita no meu blog, adoro principalmente os pássaros, agora já sei a diferença entre pássaros e aves! Um abraço, Sueli.

    ResponderExcluir