sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Os intrusos...aprendendo a despistá-los para a natureza

Acho que este é o melhor nome para designá-los neste caso.. risos.. formigas, abelhas, marimbondos, vespas e pombos domésticos.  Quem diria que alimentar pássaros seria uma tarefa fácil? É também um aprendizado diário a respeito de insetos e cia...Não é uma tarefa fácil, embora pareça. Temos que aprender a lidar com estes amigos intrusos de forma ecológica sem prejudicar o meio em que vivem... pois apesar de pertencerem a mãe natureza, em excesso, causam alguns danos aos comedouros e bebedouros de aves e pássaros.

Ontem passei por um dia daqueles risos.. Depois de ter conseguido resolver o problema com as formiguinhas, tive que passar a tarde procurando soluções para resolver o problema com os marimbondos e com a pomba doméstica, que resolveu aparecer no final do dia.... Minha filha foi quem me avisou.. dizendo: "Mamãe, vem ver que pássaro grande"... risos.. Quando deparei-me com ela, a majestosa pomba doméstica.
As formigas não nadam. A sugestão é de colocar pratinhos com bastante água de forma a cobrir a superfície onde elas possam passar.  Não esqueça de trocar a água diariamente por causa da proliferação do mosquito da dengue e afins. Há que opte também pelo óleo de cozinha banhado em estopa, é sem dúvida uma boa alternativa. Estas sugestões são boas pois não causam danos ao meio ambiente, são sugestões ecológicas, fáceis e baratas.

Quanto aos marimbondos, fiz a mistura de Daniel Nito. Prepare em um recipiente de preferência com tampa, 1 dente de alho amassado e 3 colheres de sopa de óleo de cozinha. Misture bem, deixe curtir e reserve em local seco e arejado. Pincele esta mistura nos bicos do bebedouro, nas florezinhas e na bandeja de água do mesmo. Tente  não passar no puleiro ou em local que atinja o pássaro pois podem ficar com óleo em seu corpo.  Além disso diminua a quantidade de açúcar, passando inclusive a não utizar durante alguns dias.. Isso os afasta imediatamente, e o pássaros continuarão vindo mesmo assim.

Parece que natureza resolver conspirar ontem.. risos.. Pois não faltou a visita da pomba no comedouro so pássaros...Ela descobriu... Bingo. Não sei como fazer para espantá-la. Já troquei o comedouro de local, deixei num local menos acessível mas já reparei que ela foi lá também.


Se não verificar outra solução plausível, terei que optar por comedouros importados, aqueles que já vem com proteção contra este tipo de agente. Depois colocarei no blog alguns modelos.

Fato é que meu quintal está virando um puleiro. Devemos ficar atentos a tudo isso e muito mais, quando optamos em fornecer alimentos e água aos pássaros. Não devemos ver isso como um problema, apesar de ser, risos.. Existem boas soluções, o jeito é ir tentando cada uma delas, até verificar qual dá certo, pois cada caso é um caso. Procure sempre soluções ecológicas, não use produtos químicos que possam agredir a natureza e os pássaros e até mesmo o ser humano.




8 comentários:

  1. Obrigado pela dica Daniel Nito.Fiz a mistura só que bati no liquidificador para triturar o alho . As abelhas sumiram.Abraços

    ResponderExcluir
  2. Fiz uma mistura com óleo de cozinha,vinagre tinto e alho.Bati tudo no liquidificador e só.-Não tem mais uma abelha nos bebedouros do beija flor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de dizer :Com um pincel,passe nas flores do bebedouro essa mistura.

      Excluir
    2. Esqueci de dizer :Com um pincel,passe nas flores do bebedouro essa mistura.

      Excluir
  3. Bom dia!!
    Está vindo um casal de passarinho qur não sei o nome, mas, é do tamanho de um Bem-te-vi e espantou os Beija flor.
    O que faço para espantar esses entrusos??
    Aguardo, obrigado

    ResponderExcluir