terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Hábitos do Beija-flor tesourão (Eupetomena macroura)

O beija-flor tesoura é um dos maiores de seu grupo chegando a medir cerca de 15 cm. As cores se distribuem entre o azul metálico e o esverdeado.  Avistado de longe dá a impressão de ser  todo preto. É briguento e não tolera que outros pássaros invadam seu território, dispondo-se a voos que ameaçam seus opositores.


Possui algumas peculiaridades. Ele consegue bater as asas cerca de 70 vezes por segundo, sendo considerado uma verdadeira máquina da natureza. É o único pássaro que chega a voar para trás. Ele se alimenta cerca de 10 vezes por hora sugando o néctar com sua língua comprida.


Adoram água. Veja a foto abaixo de um mamãe tesourão tomando banho em plena água da irrigação do jardim em meio aos aspersores.



Aqui em casa, percebo que quando está próximo de chover os BFs tesourões invadem o jardim em torno do bebedouro meio a uma disputa territorial. São vários, cerca de 4 a 5 de uma vez, fazem um barulho danado e saem voando para tudo quer lado. Há apenas um dominante que cuida incansavelmente do seu bebedouro, mas os outros também conseguem aconchegar-se quando o mesmo dá uma folga.

Consome muitas calorias pois necessita delas para poder voar.
Quando fica muito tempo sem seu néctar o BF (beija-flor) pode entrar num estado denominado de torpor (reduzindo seus batimentos cardíacos e sua temperatura basal). Por isso, é extremamente necessário que ele se alimente de fontes contendo carboidratos, como néctar de flores de preferência as nativas e com flores vermelhas e amarelas. Também podem complementar sua dieta  em bebedouros.



Este estado de torpor é muito usual durante a noite, quando o BF entra numa curta hibernação. Ao amanhecer ele sai deste estado e voa meio a natureza a procura de seu néctar.

O néctar não é a única alimentação desta espécie, embora seja responsável pelo menos cerca de 90% de sua dieta. Ele também se alimenta de pequenos insetos, artrópodes, como aranhas e formigas.

O seu olfato não é tão desenvolvido mas sua visão é bem apurada. Eles vivem em média 12 anos.

Eles desempenham um excelente papel a favor da mãe natureza, polinizando as plantas.

São poligâmicos e durante o acasalamento os machos e fêmeas realizam vôos em forma de zigue-zague, sendo que o macho pousa sobre a fêmea. Seu ninho é extremamente forte formado por fibras vegetais em formato de tigela e somente a fêmea incuba os ovos que são colocados no período de janeiro a fevereiro... São postos de 2 a 3 ovinhos de coloração branca.

Abaixo segue uma foto de ninho de beija-flor tesoura com 2 filhotes.
Aqui em casa cheguei a ver um dos filhotes vindo ao bebedouro. Lindo!

Um comentário:

  1. Oi, Ligia. Tudo bem?
    Adorei suas postagens!! São lindas, inspiradoras e ensinam muito.
    Gostaria de saber se existe alguma regra para a água do beija-flor. Já ouvi que tinha que ferver a água com açucar, outros dizem que não é necessário. Você sabe algo a respeito?

    ResponderExcluir