quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Época de nidificação

Verão.... Boa época para construção de ninhos e cultivo da reprodução. A nidificação é o ato de construir ninhos... e os pássaros adoram. Além do ninho servir para proteção, serve também como berço para os futuros filhotes ou seja, serve para o período de incubação de seus ovos. Depois do nascimento, a nidificação é extremamente importante para o desenvolvimento e sobrevivência de algumas espécies.



Mas para tudo há exceção; o chopim (Molothrus bonariensis) por exemplo é um pássaro que não constroi ninhos. Ele aproveita os ninhos de outros pássaros como o tico-tico, sabiás e até mesmo a pequenina corruíra para deixar seus ovos. O tico-tico porém é um dos mais parasitados. Algumas vezes eles destroem os ovos dos pais adotivos para deixarem os seus e outras vezes deixam-nos juntos com os ovos já postos.  Os filhotes de chopim geralmente nascem antes e podem destruir os outros ovos ou mesmo serem privilegiados quanto ao quesito alimentação, pois são maiores que seus irmãos adotivos. Porém,  na natureza tudo se equilibra de forma justa, eles são mais vulneráveis aos fungos e bernes.

Abaixo o tico-tico alimentando seu filhote adotivo.


O chopim é cerca de 2 vezes maior que sua mãe adotiva!

Os pardais (Passer domesticus) nidificam geralmente em árvores ou arbustos ou podem mesmo construir seus ninhos em telhados ou beirais residenciais. São pássaros que convivem bem de perto conosco podendo inclusive adentrar em casa, sem maiores constrangimentos em busca de restos de comida. Não são pássaros nativos mas são grandes "amigos" e aliados no combate a algumas pragas e insetos. É difícil alguém não conhecer este pássaro por se tratar da espécie mais comum em nosso dia a dia..

Nas fotos abaixo, podemos ver pardais alimentando seus filhotes com sementes de paiço, alpiste e casca de arroz, entre outras.



Acostumados em ambiente urbano, são pássaros extremamente ágeis e espertos. Na foto abaixo, eles estão próximos aos fios da cerca elétrica do vizinho. Os filhotes aguardam sua vez para serem alimentados. Até agora nunca vi um pássaro se chocar nestes fios.. são muito espertos. Alguns chegam a pousar na região metálica...incrível.



Abaixo um vídeo mostrando o sanhaço cinzento (Tangara sayaca) alimentando seu filhote com banana.




E abaixo para finalizar um vídeo bem caseiro da família do pardal !!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário