domingo, 9 de janeiro de 2011

Coleirinho (Sporophila caerulescens)

Fiquei muito contente em avistar um coleirinho (Sporophila caerulescens) no meu jardim. Primeiro impacto ao vê-lo foi a incerteza junto com a emoção. Seria mesmo um coleirinho?! Sim, era! Bem delicado, tranquilo, percorreu o quintal todo indo no comedouro dos frugívoros até achar o comedouro das sementes onde deu preferência e ficou um tempão se deliciando. E eu aproveitei para observá-lo em detalhes, é claro!!!

A espécie é muito procurada por causa do seu canto suave sendo um pássaro muito visado para captura ilegal e tráfico de animais, infelizmente. Mas ainda acredito que podemos mudar este panorama frente a educação ambiental e o amor a natureza. Ainda acredito que muitas pessoas já estão à luz desta nova consciência e já estão mudando seus velhos conceitos.

Quanto a sua alimentação... eles gostam principalmente de sementes como alpiste, painço, senha francesa e também apreciam muito o arroz com casca.

No comedouro ele precisa achar espaço porque os pardais e chopins permanecem um bom tempo e quase não deixam ele ciscar junto. Então, ele aproveita quando não tem pássaros ou quando os mesmos dão uma brecha... risos. Por causa disso, preparei um comedourozinho pequeno e deixei em um dos galhos da pitangueira  pendurado para ele ter fácil acesso e comer sossegado. Vamos ver, está em fase de experimentação. O que já percebi foi que os pardais já descobriram este comedourozinho.. risos..são muito espertos, mas tudo vale a pena, para deixar a natureza mais bela.



Espero que este coleirinho possa alegrar ainda mais o jardim, visitando-me constantemente e quem sabe um dia trazer sua família....é tão bom vê-lo solto, livre, voando...A natureza agradece!

No vídeo abaixo dá para ouvir o canto dele...Canta coleirinho, canta...


Nenhum comentário:

Postar um comentário