sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Aprontando em casa....

Difícil montar um comedouro mesmo que seja simples. A gente só percebe as dificuldades no decorrer o percurso do projetinho. É um tal de cola que não cola, material incompatível, e outros fatores que atrasam mas que nos reforçam em apredizados constantes.

Fiz o modelo teste utilizando uma embalagem de leite (caixinha) idealizada por Cris Turek.
Este modelo é ideal para ser colocado em ambientes como varandas ou espaços pequenos e que não exigem uma certa quantidade de pássaros. Você pode pintar a embalagem dando um ar mais artístico ao seu projeto. É um modelo super fácil de fazer, sem maiores dificuldades. As sementes ficam protegidas mas em caso de chuva forte também molham.

Porém, para permanecer em quintais abertos, jardins maiores em que vão maiores quantidades de pássaros, este modelo não é suficiente.  Foi o que aconteceu no meu caso.

Os pássaros que visitam meu jardim estranharam e simplesmente não vieram comer as sementes. Deixei algumas horas dentro do próprio comedouro e mesmo assim não vieram e nem chegaram perto do comedouro.

Outro teste foi a hora que tive que retirar as sementes que ficaram lá dentro. Também tive algumas dificuldades.

Outro modelo teste que fiz foi o de embalagem plástica (utilizei um pote plástico) mas pode ser feito também com garrafa PET. Este modelo também não deu muito certo, porque as sementes que uso (são pequenas) e passam com facilidade pelos buraquinhos mesmo que sejam efetuados buraquinhos pequenos. Este tipo de modelo é ideal para sementes maiores como grãos de girassol.

Neste seguimento de garrafas pet´s, o ideal é montar algo com proteção a queda gravitacional das sementes como indicado neste passo a passo. Porém, exige que seja trabalhado com tubos de pvc e isso dificulta um pouco a parte artesanal principalmente para principiantes. Uma coisa incoveniente deste tipo de comedouro é que após o último furo pertinho da base, fica na bandeja o restante das semetes, ou seja, os pássaros não alcançam e elas podem estragar se ficaram muito tempo expostas e até mesmo criar fungos e bactérias.

Este modelo utilizando garrafa PET com colher de madeira me parece mais indicado e mais funcional para quem utiliza sementes pequenas como alpiste, painço, casca de arroz.

O ideal mesmo para quem quer atrair mais pássaros e que sente necessidade de proteção contra chuvas é providenciar os comedouros mais tradicionais, como os indicados abaixo.
Este é da Cobasi, porém eu acho que é pequeno também. O ideal é que a bandeja seja maior para evitar conflitos  e disputa entre os pássaros. Ideal para locais como jardins pois é bem rústico.





Este aqui me parece mais característico. É feito com material reciclado. Tem dois andares, um pode ser utilizado para frutas e o outro para sementes. Bem indicado para jardins.





Este feito com material cerâmico é muito bonito, arrojado e original. Difícil porém é achá-lo disponível. Geralmente é confeccionado por artesãos.

Por enquanto é isso, depois pretendo colocar mais modelos e mais idéias.

2 comentários:

  1. muito legal, adorei seu blog Ligia moro em Santos e curto pássaros "livres" tenho bebedouro de beija-flor mas ele é também visitado pelo cambacica que acho lindo, coloquei até fruta mas o danadinho não apareceu rsss o que vc me indicaria de sementes para o cambacica já que beija-flor só vem pelo néctar, deixa uma resposta pra mim por favor, continue com esse blog achei maneiro pra xuxu rss aprendi várias coisas bjs e até qualquer hora fui.

    ResponderExcluir
  2. meu e-mail caso me responda é lucimara-serra@hotmail.com

    ResponderExcluir